Um presente carinhoso

Ganhei a obra Paisagens Noturnas da própria autora Vera Carvalho Assumpção. Ela me enviou seu livro com muito carinho, há algum tempo, mesmo sabendo que eu poderia demorar a ler. Sou um leitor de horror, mas tenho uma grande paixão pela literatura policial. Certamente o livro acabou tendo de aguardar um pouco, mas a espera chegou ao fim. 

Paisagens Noturnas - Vera Carvalho Assumpção - Grupo Editorial Caravana

A obra é uma publicação do Grupo Editorial Caravana e foi lançado em 2020. A história nos apresenta o personagem Alyrio Cobra, um detetive particular que vai retornar em outros livros da autora. 

Um caso estranho

O detetive Cobra é contratado pelo irmão de uma professora assassinada por dois menores traficantes. Descontente com a investigação policial, seu contratante espera que o detetive encontre respostas mais decentes sobre os motivos do assassinato da moça. 

Deste momento em diante Alyrio tenta a todo custo trazer luz aos fatos. Logo ele percebe que realmente existe algo muito estranho. Suas investigações acabam por mexer num enorme vespeiro de intrigas e interesses. Quando ele menos espera já está numa trilha que envolve drogas, pessoas da alta sociedade e a história Noite na taverna, de Álvares de Azevedo

Inegavelmente Vera cria uma história muito interessante. O passado dos estudantes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, se liga aos sinistros acontecimentos do presente, criando por isso um enredo muito legal. 

Considerações finais

Em resumo, nada como encontrar na nossa literatura um personagem detetivesco como Alyrio Cobra. Certamente ele não é um detetive genial como Poirot ou Holmes, mas um homem comum. Seus problemas são reais e usa como pode suas habilidades, da melhor forma que encontra. 

Vera Carvalho Assumpção - Escritora

Exatamente por ser uma pessoa real, acabamos percebendo como age e pensa, Ademais, ele acaba se tornando um velho colega com excelentes histórias. Um livro que vale a leitura. 

Por isso, que venham mais casos para o detetive da Agência Cobra

fonte: https://cantodogargula.com.br/2021/06/10/paisagens-noturnas-de-vera-carvalho-assumpcao/#comment-1143